segunda-feira, 25 de março de 2013

100 anos do “are baba”

Grandes produções, figurinos elaborados, coreografias sincronizadas, união de música, romance, drama e fantasia. Bollywood, a famosa indústria cinematográfica indiana, completa 100 anos, motivo de orgulho e inspiração para o país. 

Cena do filme Band Baaja Baaraat (2010)
Mistura de Hollywood, a grande indústria cinematográfica americana, com Bombaim, atual Mumbai e cidade sede das produções, Bollywood produz anualmente mais de mil filmes, movimentando parcela representativa da economia nacional. Em 1913, a sua primeira produção, Rei Harishchandra, dirigida por Dadasaheb Phalke, ambientada em Mumbai, foi marcada pelo misticismo, através da representação dos textos sagrados hindus. 

A partir de 1940 passou a adotar seu característico estilo musical. Nos anos 50 e 60, a conquista da independência e o ideal indiano passaram a compor as temáticas. Atualmente, as tradições enraizadas na cultura popular indiana como o casamento encomendado e a divisão da sociedade em castas, contrastam com as “grandes obras” do cinema indiano, que retratam romances cujo amor assume papel principal para a consolidação da união. 

Cena do primeiro filme indiano "Rei Harishchandra" (1913)
Com exceção de sua produção de maior repercussão mundial, “Quem que ser um milionário?”, dirigido por Danny Boyle, ganhadora de 8 das 9 indicações para o Oscar de 2009, entre as elas as de melhor direção, trilha sonora e melhor filme, as produções indianas, com trilhas sonoras que se tornam verdadeiros hits no país, encantam seus conterrâneos por instigarem seu imaginário, distraindo de seus problemas políticos, culturais e sociais, através de realidades distantes daquela vivida pelo público alvo. 



Confira o trailer do filme "Jab Tak Hai Jaan", eleito pelo público melhor filme de 2012 através do site indiano www.top10bollywood.com:



Texto: Helena Salgado
Edição: Hellen Albuquerque e Isabela Bandeira
Crédito das imagens: Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário