sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O lado negro do otimismo

O humor está presente na maioria das produções cinematográficas que são lançadas a cada ano. Não importa a trama principal: envolva ela o drama, terror, suspense ou trate de temas polêmicos como a morte, elementos como ironia e humor funcionam como um binóculo, para que o espectador enxergue tudo com uma outra perspectiva. Treinamos nossas formas de interpretação de tais temas drásticos com Tarantino e Burton, e é impossível não relacionar sadismo, loucura ou morte com um tom de ironia assistindo aos filmes desses diretores.

Humor negro, ácido e afiado: a realidade mascarada nos desenhos

A dica de filme para essa semana é simples, divertida e mórbida. De início, fica a questão: até que ponto o pessimismo do ser-humano pode arruinar vidas, fazendo com que percam a vontade de viver? Até que ponto a morte é uma forma de solução contra o pessimismo? "A Pequena Loja de Suicídios" (2012), dirigida por Patrice Leconte, é uma animação francesa que conta a história de uma cidade cujo comércio mais lucrativo é uma loja de artifícios para suicídio. 

Cordas, venenos, armas de vários tipos e vendedores que fazem da persuasão pela morte algo onipresente são elementos que transformam toda e qualquer coisa no pequeno município algo depressivo. Eis que nasce o terceiro filho dos vendedores da loja, quebrando o paradigma de que todos que vivem naquela cidade devem ser tristes, mal humorados e suicidas. É com bom humor e ironia que o pequeno Alain traz um ponto de partida para que o filme fique recheado de risadas e otimismo, mostrando que comercializar o pessimismo e os sentimentos humanos estão fora de questão.


Você pode assistir "A Pequena Loja de Suicídios" no link abaixo.
O filme é legendado em português, com áudio original em francês.



por Isabela Bandeira

0 comentários:

Postar um comentário