quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aniversariante do Mês



         O ator americano, descendente de italianos, Alfredo James Pacino faz, hoje, 73 anos.

Nascido em East Harlem – um bairro pobre de Nova York  – cresceu junto com seus avós e sua mãe, Rose Pacino (que faleceu em 1962). Seu pai, Salvatore Pacino, deixou a família quando o artista tinha apenas dois anos. Ele foi superprotegido até os 7 anos e, já que não podia sair de casa, passou parte de sua infância imitando os personagens de filmes que assistia. Melhorou ainda mais sua improvisação na escola, pois contava aos colegas histórias de que, por exemplo, morava no Texas com seus 10 cachorros. É claro, todas elas eram apenas fruto de sua imaginação, mas até então, convencia a todos. Al Pacino não era um aluno exemplar, mas os professores passaram a encorajá-lo a ler trechos da Bíblia nas reuniões do colégio e participar de peças escolares. Mesmo assim, era desmotivado com os estudos, então largou a escola e começou a trabalhar nas mais diversas funções. Nesta época, ainda atuando nos palcos, sofreu uma grande depressão pela condição de pobreza em que vivia. Além de ter que pedir dinheiro emprestado para pagar seu transporte às audições, Al Pacino confessou em 2009, a uma entrevista do San Francisco Chronicle, que chegou a se prostituir. "Aos meus 20 anos, eu morava na Sicília vendendo o único bem que eu tinha: meu corpo. Uma mulher mais velha negociava alimentação e moradia em troca de sexo. Acordei  manhãs sem amar a mim mesmo de verdade", ele revelou.

Durante a década de 60, Al Pacino estudou com Lee Strasberg, na Actor Studios, mesmo professor de Marlon Brando, James Dean e Marilyn Monroe. Começou a se apresentar em teatros cada vez mais renomados e em 1969, estreou seu primeiro longa-metragem, a comédia dramática Me, Natalie. Dois anos depois, seu talento iria chamar a atenção do diretor Francis Ford Coppola,    ao atuar em The Panic in Needle Park, interpretando um viciado e pequeno traficante. Assim, foi chamado para desempenhar o papel de Michael Corleone em The Godfather,  que viria a ser seu trabalho de maior sucesso.
A decisão do diretor foi contra a vontade do estúdio e dos produtores, que queriam um nome forte para contracenar com Marlon Brando. O chamavam de “anão Pacino” (sua altura é de 1,70m) e ameaçavam constantemente sua demissão. Quando o filme estreou as criticas desapareceram, já que em algumas cenas Pacino chegou até mesmo a ofuscar Brando. O filme que conta a história da família mafiosa Corleone têm duas sequências (The Godfather Part: II e The Godfather Part: III). Ganhou três Óscars, cinco Globos de Ouro, dois Prêmio David di Donatello, um BAFTA e um Grammy.

Nos anos 70, Al Pacino foi um dos nomes mais fortes do cinema norte-americano. Em And Justice For All (1979), ele começa a dar sinais de uma maturidade extremamente precoce. No entanto, todos os elogios que recebeu nessa década se transformaram em críticas ruins nos anos 80. Além de outras obras terem fracassado, Revolution (1985) foi considerado um dos piores filmes de todos os tempos. Isto acabou contribuindo para o afastamento de Al Pacino à Hollywood. Ele se manteve no teatro, e apenas em 1989 regressou ao cinema, estreando o filme Sea of Love. A partir disso, fez uma série de filmes e finalmente, em Scent of a Woman (1992) de Martin Brest, venceu seu primeiro, e único, Óscar para Melhor Ator; ele tinha sido apenas indicado (sete vezes) até então, o que para os fãs é considerado totalmente injusto, já que em The Godfather: Part II ele desempenhou o papel de forma impecável e portanto, também merecia o prêmio.

Imagem: Tumblr.com
Al Pacino foi um dos únicos atores veteranos a jamais se casar, porém se relacionou com várias mulheres que geraram seus filhos. A atriz Beverly D'Angelo, deu a luz a gêmeos em 2001 e a professora de interpretação Jan Tarrant ficou grávida de uma menina, Julie Marie.
Neste mês, o artista falou sobre sua carreira ao jornal El País, declarando que não sabe o que a palavra “aposentar” significa. Explicou que não tem o porquê recusar um trabalho em que se interessa. Este ano, já está sendo produzido Gotti: In the Shadow of my Father, mais um filme de máfia em que Al Pacino irá atuar junto à John Travolta, Joe Pesci e Lindsay Lohan. A data de lançamento previsto será dia 13 de maio de 2013. 

Texto: Helena Bianchi Góes
Edição de texto: Hellen Albuquerque
Edição de imagens: Isabela Bandeira Saciotti

0 comentários:

Postar um comentário